Está no ar um novo tutorial: Cadastrar clientes

 

Pesquisa

  1. Permite localizar os clientes por um critério especifico.
  2. Após digitar o critério desejado, clique no botão filtrar.
  3. Serão exibidos os clientes selecionados.

Cadastro

  1. Pré-requisitos:
    a.Cadastrar Categoria do Cliente (Cadastro/Categoria cliente)

    1. Cadastrar um novo cliente.
      a. Clique na aba cadastro.
      b. Se os campos não estiverem limpos, clique no botão novo na parte inferior da página.
      c. Preencha as informações na página.
      d. Campos obrigatórios:
                      I Caso a empresa emita nota fiscal eletrônica, são obrigatórios
      1. Pessoa Jurídica:
      a. CNPJ
      b. Inscrição Estadual, se a empresa não for isenta
    2. Pessoa Física
      a. CPF
    3. Nas duas situações
      1. Razão Social
      2. O Primeiro Telefone
      3. E-mail
      4. CEP
      5. Rua
      6. Numero
      7. Bairro
      8. Estado
      9. Cidade

II. Categoria de cliente (para gerar o plano de contas nível 4)
III. Caso a empresa não emita nota fiscal.

  1. Os campos obrigatórios poderão ser configurados de acordo com a necessidade do cliente em Parâmetros/Parâmetros Gerais.

e. Informações sobre os campos:

  1. CPF/CNPJ: Serão validados pelo sistema.
  2. Atendido por: Caso deseje especificar o representante que atende o cliente, pode selecionar neste campo dos representantes já cadastrados (Cadastro/Representante Comercial).
    Ao digitar as iniciais do representante, o sistema vai mostrando os já cadastrados. Caso não se lembre das iniciais, digite o caractere * que mostrará todos os representantes cadastrados.
    Se não quiser especificar pode deixar em branco.
  3. Categoria: Deve selecionar a categoria que já foi cadastrada anteriormente (Cadastro/Categoria de Cliente).
    Ao digitar as iniciais da categoria, o sistema vai mostrando as cadastradas. Caso não se lembre das iniciais, digite o caractere * que mostrará todas as categorias cadastradas.
    Se a categoria desejada não foi encontrada, pode se clicar no botão Cadastrar categoria, vai abrir uma tela para que se possa cadastrar a categoria.
  4. Grupo Econômico: É usado quando o cliente pertence a um grupo econômico especifico.
    Caso não pertença, pode deixar em branco.
    Deve selecionar o grupo econômico que já foi cadastrada anteriormente (Cadastro/Grupo Econômico Cliente).
    Ao digitar as iniciais do grupo, o sistema vai mostrando os já cadastrados. Caso não se lembre das iniciais, digite o caractere * que mostrará todos os Grupos cadastradas.
    Se o Grupo econômico desejado não foi encontrado, pode se clicar no botão Cadastrar grupo econômico, vai abrir uma tela para que se possa cadastrar o grupo desejado.
  5. CEP: Ao digitar o CEP desejado, o sistema localiza o endereço correspondente e já exibe, faltando digitar o número e complemento do endereço.
    Se não localizar, pode digitar o endereço desejado.
  6. Estado: Ao selecionar o estado, o campo cidade será preenchido com as cidades do estado selecionado.
  7. Cidade: será preenchido com as cidades do estado selecionado.
  8. Transportadora: É usado quando o cliente tem uma transportadora especifica para ser usada, quando preenchido, ao realizar a venda, a transportadora com seus dados será preenchida automaticamente.
    Caso não tenha uma transportadora especifica, pode deixar em branco.
    Deve selecionar uma transportadora que já foi cadastrada anteriormente (Comercial/Transportadoras).
    Ao digitar as iniciais da transportadora, o sistema vai mostrando as que já estão cadastradas. Caso não se lembre das iniciais, digite o caractere * que mostrará todas as transportadoras cadastradas.
    Se a transportadora desejada não foi encontrada, pode se clicar no botão Cadastrar transportadora, vai abrir uma tela para que se possa cadastrar a transportadora desejada.
  9. Usar o endereço principal: Ao clicar nesta opção, os dados do endereço de cobrança serão preenchidos com os dados do endereço principal.

f. Clique no botão Salvar.

  1. Alterar cliente
    1. Na pesquisa, filtre o cliente desejado.
    2. Clique no botão Editar do cliente desejado
    3. Irá preencher os dados no campo especifico.
    4. Efetue as alterações.
    5. Clique no botão salvar.
  2. Excluir Cliente
    1. Na pesquisa, filtre o cliente desejado.
    2. Clique no botão Editar do cliente desejado
    3. Irá preencher os dados no campo especifico.
    4. Clique no botão Excluir.
    5. Irá pedir a confirmação para a exclusão.
    6. Se tiver certeza da exclusão clique em sim, caso contrário em cancelar.
  3. Gerar Plano de contas:
    1. A Geração do plano de contas, permite o controle dos recebimentos do cliente
    2. Ao clicar no botão gerar plano de contas:
      • Será criado (caso não exista) um plano de contas nível 4 com a descrição da categoria do cliente
      • Um plano de contas nível 5 para este cliente, com a razão social ou o nome fantasia
        • Para determinar que será usado o nome fantasia, marque a opção: Usar o nome Fantasia do cliente em (Parâmetros/Parâmetros Gerais)
        • O campo plano de contas, deste cliente, será preenchido com o código da máscara do plano de contas nível 5 gerado para ele.

 

Contato / Endereço de Entrega

Contato

  1. Cadastrar Novo Contato
    1. Clique no botão cadastrar contato.
    2. Preencha as informações na janela que vai aparecer.
      • Ao digitar o CEP desejado, o sistema localiza o endereço correspondente e já exibe, faltando digitar o número e complemento do endereço.
    3. Clique em salvar.
  2. Editar Contato
    1. Clique no botão editar do contato que se deseja alterar.
    2. Vai abrir a janela com os dados preenchidos.
    3. Altere os campos desejado.
    4. Clique no botão salvar.
  3. Excluir contato
    1. Clique no botão editar do contato que se excluir.
    2. Vai abrir a janela com os dados preenchidos.
    3. Clique no botão Excluir.
    4. O Contato Será Excluído.

Endereço de Entrega

  1. Cadastrar Novo Endereço de entrega
    1. Clique no botão cadastrar endereço de entrega.
    2. Preencha as informações na janela que vai aparecer.
    3. Clique em salvar.
  2. Editar Endereço de entrega
    1. Clique no botão editar do endereço que se deseja alterar.
    2. Vai abrir a janela com os dados preenchidos.
    3. Altere os campos desejado.
    4. Clique no botão salvar.
  3. Excluir Endereço de entrega
    1. Clique no botão editar do endereço que se excluir.
    2. Vai abrir a janela com os dados preenchidos.
    3. Clique no botão Excluir.
    4. O endereço de entrega será excluído.

 

 

 

Deixe um comentário