UM PROJETO DE VENDAS!
Quanto você precisa vender para não comprometer seu fluxo de caixa?
Os dias atuais têm feito a gente trabalhar várias horas a mais para tentar conseguir os resultados esperados.
O perigo é começarmos a correr sem um norte, sem um rumo definido, sem metas a alcançar.
Depois de tanto esforço, de tanta luta, o resultado não aparece, vem o desânimo, a decepção com a gente mesmo.
E vem logo uma pergunta: Será que vale a pena tanto sacrifício? Não devo mudar de ramo?
É notório que, quando a gente tem um objetivo, define o nosso desempenho e
estabelece um cronograma, os resultados serão muito melhores.
Nosso objetivo será sempre dar uma tranquilidade à empresa, colocando os
pedidos necessários
para que ela consiga pagar seus compromissos em dia, tendo lucro.
Para isto devemos estabelecer metas de vendas, que não podem ser aleatórias.
Precisam contemplar os nossos compromissos a pagar, o nosso lucro e um percentual para a manutenção e crescimento da empresa.
Ao estabelecer estas metas, temos que observar a real possibilidade de alcançá-las, conservando
com isto a dedicação de todos. Estabelecer metas impossíveis é um balde de água fria na motivação da equipe
e um grande salto para o fracasso.
Importante: Acompanhar o desempenho e oferecer feedback a todos, pois como já disse
Kenneth Blanchard em seu livro “O GERENTE MINUTO”, “o feedback é o alimento dos campeões”.
Faça um projeto de vendas por um período não muito longo (90 dias por exemplo),
mas divida-o em etapas. Estamos acostumados a ver representantes comerciais e outros profissionais que
têm meta a bater ficarem tranquilos uma boa parte do período e depois começarem uma
correria desenfreada.
Enlouquecem os clientes com a necessidade de emitirem os pedidos dentro
de um prazo curto, concentram o trabalho da empresa enquanto em outras épocas a empresa fica com mão de obra
ociosa e, principalmente, concentram o recebimento, trazendo problemas ao fluxo de caixa.
Eu faço meus projetos de venda e os divido por semana. A equipe estará sempre tendo
que fechar a meta e, para facilitar, sendo informada diariamente dos seus resultados.
Não se esqueça: VENDER, A RAZÃO DO SUCESSO!
Luiz Vicente