Uma relação de produtos
Quantos clientes a sua empresa atende?
Destes clientes, quantos estão ativos e quantos inativos?
Muitas vezes a gente não registra determinadas ações e depois fica em dificuldades para realizar as vendas necessárias ao bom funcionamento da empresa.
Neste momento atual da economia, só se fala em buscar novos clientes, novas oportunidades.
E nos esquecemos da ação mais importante. A manutenção dos nossos parceiros atuais.
Correndo atrás de novos clientes, muitas vezes nos deparamos com uma situação constrangedora. Ao ligar para uma empresa e pedir oportunidade para apresentar a nossa empresa ou apresentar um produto novo, ouvimos a seguinte resposta: “Mas eu sou cliente de vocês, até recebi uma remessa deste produto esta semana”.
Quem nunca passou por esta situação? Somente aqueles que tem a solução para este problema: Ter um controle da situação de todos os clientes e dos produtos comprados por eles.
Sabemos da dificuldade desta ação, mas sabemos também do retorno positivo que ela nos traz.
– Estabelecer metas de falar com todos os clientes num prazo determinado.
– Classificar os clientes como ativos, semiativos e inativos e preparar um script específico para cada situação.
– Estabelecer uma agenda para estar dando atenção geral a todos os clientes, sem priorizar nenhuma situação.
Gostaria de chamar a atenção de você para um detalhe: A importância de falar com os clientes inativos e dar total atenção às suas manifestações. É um caminho fácil e eficiente para descobrirmos falhas e procurarmos soluções.
Quase sempre, quando falamos com nossos clientes, damos atenção só ao produto que ele está pedindo.
Uma grande jogada é criar a coleção dos produtos que cada cliente compra para estarmos sempre lembrando a ele, que, na sua ordem de compra, estão faltando alguns produtos.
Com toda a certeza, prestando atenção a estes detalhes, você irá trabalhar menos, com mais prazer e terá um resultado significativamente melhor.
Mãos à obra!