Numa época de crise não dar atenção a detalhes na hora de fazer o preço é muito perigoso!
CRISE….
O mundo de hoje vive sempre em evolução, trazendo com isto constantes mudanças.
Mudanças estas que tiram pessoas ou empresas da sua zona de conforto, levando-as a um desequilíbrio interno.
Pronto: uma crise instalada.
Na crise, muito importantes as ações de pessoas e empresas.
Qualquer descuido e as consequências não serão nada agradáveis.
Atitudes acertadas levam à superação da crise e geram crescimento.
Portanto não devemos ver a crise sempre como um momento ruim, ela pode ser a mola propulsora para o sucesso.
PREÇO
Do latim pretĭum, o preço nada mais é do que a expressão monetária do valor de um bem ou serviço.
Quando um produto está à venda e alguém se interessa em comprá-lo, tem de pagar o preço estipulado para completar a transação, recompensando através do dinheiro todo o trabalho que deu a sua confecção.
CRISE X PREÇO
Como dissemos, atitudes acertadas levam à superação da crise e geram crescimento.
E encontrar o preço certo, com toda a certeza, é atitude das mais acertadas, mas nem sempre fácil.
Algumas variantes não podem ser ignoradas na elaboração do preço.
Concorrência
– Com a globalização, não somos donos do preço. Ele deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto, qualidade e conceito.
Oferta e procura do produto
É a lei da oferta e da procura que irá nortear o preço: se aumentar a oferta, o preço cai; pelo contrário, se a oferta diminuir, o preço sobe.
Identificação dos custos fixos e variáveis da empresa
O preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço vendido, as despesas variáveis, comissões de vendedores, as despesas fixas, o fundo de caixa para manutenção e o lucro desejado.
Situação atual
Vivemos uma crise sem igual que já dura mais do que a economia suporta sem deixar sequelas. Empresas fechando e muitos desempregados são as mais conhecidas.
Como consequência cada dia temos uma retração maior da procura e, automaticamente, os preços tendem a diminuir cada vez mais.
E aí o empresário menos avisado corre risco de fazer asneiras.
Para vender vai se sujeitando aos pedidos de descontos feitos pelos prováveis compradores e, se não tiver números precisos, vai acabar no prejuízo.
O que fazer?
Um cuidado enorme com os cálculos internos, observando custos diretos e indiretos, e, apurado o preço, uma comparação com os preços vigentes no mercado.
Se for menor que o mercado, tudo bem. Boas vendas.
Se for maior, uma análise geral deve ser feita na empresa. Diminuir custos, aumentar produção, eliminar desperdícios, são pontos que não podem ser ignorados.
Todo mundo concorda com a necessidade destas ações, mas a gente sempre escuta o seguinte: sei que preciso apurar tudo direitinho, mas nem sei por onde começar.
Coloco a disposição de todos uma planilha que apura minunciosamente estes dados.
Basta entrar no site www.convestlv.com.br e, na aba contato, nos mandar uma mensagem pedindo a planilha.
Mãos à obra
Luiz Vicente